quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"Never Alone" jogo de videogame da nova geração baseado em folclore do Alasca



Para aqueles que curtem folclore do Alaska, aqui está um jogo da nova geração baseado nessas histórias: "Never Alone"
Há cerca de seis anos, a diretoria do Inlet Cook Tribal Council, uma instituição sem fins lucrativos voltada para o bem estar e qualidade de vida dos nativos da região do Alasca, nos EUA, encarregou a CEO Gloria O’Neill de encontrar uma forma de angariar dinheiro e expandir a percepção da cultura desta comunidade - os chamados Iñupiat - pelo público.
Agora, pessoas de todo o mundo terão a chance de aprender mais sobre os povos que vivem no Alasca com “Never Alone” (ou “Kisima Innitchuna”, na língua nativa), jogo criado em conjunto com dezenas de membros dos Iñupiat que utiliza as histórias e cultura desta população, lançado nesta  para PC, PS4 e Xbox One.
Em “Never Alone”, diversos elementos do folclore Iñupiaq foram utilizados para criar a narrativa principal, com foco especial para “Kunuuksaayuka”, história em que um jovem (que divide nome com o conto), se vê incapaz de caçar e sustentar sua família por uma série de nevascas e parte em busca da fonte do tempo ruim.
A Upper One Games, porém, tomou algumas liberdades com a narrativa, colocando a jovem Nuna como heroína do jogo e trazendo um companheiro animal para sua aventura - no caso, uma raposa do ártico.
Para realizar estas mudanças, porém, foi necessário pedir a permissão de uma das anciãs da comunidade, Minnie Gray. Na cultura Iñupiaq, os “direitos” das histórias pertencem às famílias que as relatam a mais tempo, como é o caso de Gray, filha do escritor Robert Nasruk Cleveland, que publicou o conto na coletânea “Stories of the Black River People”.
Ainda assim, “Kunuuksaayuka” é uma história relativamente curta, e os desenvolvedores trouxeram outros elementos do mundo das tribos do Alasca para o jogo final.

Aqui Está um pequeno trailer para os que tiverem curiosidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário