quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Videogame é só para crianças? Claro que NÃO!


"Videogame é só para criança.""Já passou da idade de jogar videogame". "Videogame? Não tenho mais idade pra isso não!".

Será que o videogame é realmente coisa de criança? Claro que não! Videogame, também é coisa de criança. Mas então porque existe esta impressão errônea? Essa impressão existe porque os primeiros jogadores de videogame, em sua grande maioria, eram crianças, em meados dos anos 70 e 80. Ocorre que essas crianças cresceram e hoje se tornaram gamers adultos.

Aliás, os gamers adultos são os que possuem o maior poder aquisitivo nesse mundo, pois as crianças dependem dos pais e de presentes para obter um jogo. Um adulto já possui uma profissão e pode comprar seu jogo quando bem entender. 

A indústria passou a ver o adulto como um comprador de jogos em potencial, basta ver a imensa quantidade de jogos sendo lançados para maiores de 16 e 18 anos. São jogos difíceis, violentos e com temas pesados, inapropriados para uma criança. Essa categoria de jogos vem crescendo cada vez 
mais.

Muitas das crianças da década de 70 e 80, quando cresceram decidiram por entrar para a indústria dos games, que diga-se de passagem rivaliza de igual para igual com a do cinema, e em muitos caso até supera.

Videogame virou algo sério, há muito dinheiro envolvido nisso, muito marketing, muito projeto por trás. E isso pertence ao mundo dos adultos e não das crianças. Aliás, o videogame passou a fazer parte de uma categoria de esporte, o E-sport. Exitem muitos campeonatos chegando a pagar milhares de dólares, e em alguns casos até na casa dos milhões. Hoje jogar videogame pode ser uma profissão, com fama, dinheiro e um treino árduo.

Algo que me chamou atenção é que muitos adultos também gostam de jogar, além dos jogos atuais, jogos que marcaram sua infância, como por exemplo Super Mario, Mega Man, Sonic, Zelda, Alex Kidd, entre outros. No entanto as crianças de hoje em dia querem virar adultos e compram jogos para maiores de 18 anos, jogos com violência, nudez. Uns querem voltar à infância. Outros querem pular a infância.

Então, videogame é só para criança? Não! Videogame é para todos. Crianças, adultos e família. Quer você brinque ou trabalhe com isso.

- Marmota Chefe


Nenhum comentário:

Postar um comentário